20/05/10

RELIGIÃO VS CIÊNCIA: PORQUE NÃO AS DUAS?

Já olharam bem a vossa volta? Tudo aquilo que vemos, o céu, o mar, toda a natureza, de onde é que tudo isto apareceu? Como é que veio aqui parar?
Existem duas versões da formação do Universo, nomeadamente do planeta Terra.
Cientificamente, o mundo começou com a grande explosão do Big Bang, que deu origem a todo o Universo. Nessa imensidão existe uma galáxia, onde existe um sistema solar, no qual há um planeta chamado Terra. Aí, foram-se começando a formar seres vivos e, segundo a teoria da evolução das espécies, apareceu o Homem.
Deus mostra-nos um outro lado da criação do mundo e do aparecimento do Homem. Um lado que faz dos seres humanos criaturas especiais, pois fomos criados à Sua imagem.
Mas qual a relação de uma teoria com a outra?
No inicio, apenas havia as trevas. Depois, Deus criou a luz. E o que foi o Big Bang, se não uma grande explosão de luz, que deu origem a todo o Universo, e ao nosso planeta? Após a luz, Deus criou as águas, o céu e a terra seca. Também a ciência refere que inicialmente não havia vida na Terra, pois não estavam reunidas as condições necessárias para tal, apenas havia água, sismos, terra e vulcões, que libertavam gases para a atmosfera, tornando-a tóxica. A composição da atmosfera não permitia filtrar os raios ultravioletas do sol.
De seguida, Deus criou as ervas, e plantas. Isso explica-se pelo facto de, cientificamente, primeiro terem aparecido seres minúsculos na água, pois só aí era permitido que eles sobrevivessem, uma vez que fora de água seriam destruídos pelos raios solares ultravioletas. Estes seres estavam em condições de realizar a fotossíntese (processo pelo qual as plantas utilizam o dióxido de carbono para produzir oxigénio, indispensável à vida), respirar e reproduzir-se. Só assim foi possível aparecerem as restantes plantas. Assim, com o oxigénio produzido, a atmosfera da terra alterou-se, levando à formação da camada de ozono que protege a terra dos raios ultravioletas. Assim, com a existência de uma atmosfera estável e propícia para a existência de vida, começaram a aparecer todos os animais, primeiro nos mares e depois nos céus e na terra.
Finalmente, Deus cria o Homem à Sua imagem e semelhança, descansando depois. Pela teoria da evolução das espécies, o Homem também é o último a aparecer, evoluindo do macaco.
Assim, tanto a Criação Divina como a Ciência traduzem perfeitamente a origem do mundo. A diferença é que a teoria científica é explicada de uma forma fria, apenas com fórmulas e provas em forma de fósseis, enquanto a teoria Divina nos mostra que tudo o que existe hoje foi criado com cuidado e carinho, de maneira especial. Deus fez tudo e todos os seres de forma especial, atribuindo a cada um a sua importância, e fazendo do Homem um ser à Sua imagem.

2 comentários:

  1. Por acaso já tinha pensado nessa questão...
    Quando me perguntaram o que eu achava sobre o assunto e, depois de pensar algum tempo, achei que seria estupidez excluir uma teoria e aceitar apenas outra. Porque realmente, a criação do mundo é algo muito fantástico para poder ser possível sem mão divina...

    =)

    ResponderEliminar
  2. Subscrevo... A única coisa que tenho dificuldades em aceitar é aquela velha história do macaco e tal... Sinceramente, parece-me que mais ou menos parecidos com os primatas, sempre fomos humanos, mas isso também são pormenores...

    ResponderEliminar