17/03/10

A VERDADE

Cada pessoa só constrói o seu projecto de vida, se procurar a verdade. Bloquear essa busca significa renunciar a encontrar o sentido da vida e perder-se no materialismo, fechando-se em relação aos outros (intolerância) e em relação a Deus (inacessível). Ninguém pode servir a dois senhores: ou não gostará de um deles e estimará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro –“Não podereis servir a Deus e ao dinheiro” (Mt 6,24). A procura da verdade leva-nos ao bem. O desinteresse pela verdade faz-nos cair em verdades variáveis, que a meu ver é dos erros principais do nosso tempo. Quando caídos nas verdades variáveis, a prática de vida leva a que cada um faça a sua verdade, procurar ser feliz à sua maneira, a não se preocupar com a verdade em si mesma e nem se preocupar com o respeito pelos outros. De facto há pessoas que vivem na mentira e procuram colocar outros na mesma mentira; ocultam as suas intenções, aparentam o que não são, dizem o que não fazem, usam de todos os meios para atingir os seus fins (os que lhes convém). Nas palavras e nas atitudes, cultivam a dissimulação, ou seja, encobrem as próprias intenções, cultivam a duplicidade, falsidade e a hipocrisia, que foi denunciada e rejeitada por Jesus Cristo – “Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem” (Mt 23, 3). Com este conjunto de atitudes entram na destruição do próximo, tirando-lhe a dignidade, a felicidade, isto é, o que a pessoa humana tem de mais valor, a meu ver é o maior roubo que se faz, porque é um tesouro que depois de roubado não é restituível - “Não roubarás” (Ex 20,15). São famílias destruídas: marido contra esposa, esposa contra marido, pais contra filhos, pondo a verdadeira liberdade destes em risco, por conseguinte os filhos ficam no risco de ficar contra os pais, um autentico cenário de guerra, eu diria que é pior que a guerra com armas de fogo porque são mortes lentas e dolorosas –“Não matarás” (Ex 20,13). No fim de causar estes actos violentos essas pessoas ainda se sentem orgulhosas e acham-se pessoas da verdade e de actos correctos, o que as priva de verem a verdadeira verdade, não conseguem reconhecer o erro que cometeram: o egoísmo e a arrogância cega-os por completo! O que mais impressiona é como essas pessoas conseguem ver escândalos, onde existe a verdade o respeito, e não conseguem ver estes escândalos, eu digo (actos de terror) provocados por essas pessoas.

No meio disto tudo acho que o que falta é o amor à verdade, amor a si próprio e amor ao próximo, isto é, quando não temos amor a nós próprios, muito menos ao próximo. Quando vejo estas coisas a desenvolver-se desta maneira começo a acreditar que o diabo existe, não tem chifres nem cauda, mas é terrorento e tentador. Para combatê-lo só temos um caminho, que exige muito esforço, mas não é impossível, basta olhar para Aquele que nos indica o caminho da verdadeira verdade: DEUS.

Deus propõe o respeito pelo bom nome e a honra do próximo:”não responderás ao teu próximo com testemunho falso” (não levantarás falsos testemunhos) (Ex 20,16 ), assim fala Deus no Antigo Testamento. No Novo Testamento continua a passar mensagens contra a mentira e a falsidade: os mentirosos são excluídos do reino de Deus (cf 1Tm 1,10). A mentira altera as relações entre as pessoas e destrói a comunidade (cf Ef 4,25). A falsidade, a hipocrisia, opõe-se diariamente à vontade de Deus (cf Sir 28, 22-25).

Como conclusão, Deus, para mim, é a única verdade, que encontrámos em Jesus Cristo. Para segui-la é preciso seguir a voz da própria consciência, bem formada. A pessoa prudente é a que segue a voz da consciência, ouvindo o seu coração chamando-o sempre a amar, a fazer o bem e a evitar o mal.” Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim” (Jo14,6). Esta é que é a verdadeira verdade, não a de cada um.

Carlos Braz Domingues Afonso

4 comentários:

  1. Boas...
    Eu acho que as pessoas que fazem aquilo que descreves no texto, são aquelas que tem inveja da felicidade dos outros. O pensamento dessas pessoas deve ser mais ou menos este: «Se as pessoas que me rodeiam estão felizes e contentes, então são um alvo a abater».
    Se reparares, das pessoas tristes e desanimadas com a vida, nunca niguém fala mal...

    Eu sei que falar é muito fácil, mas o que essas pessoas não gostam mesmo é que uma pessoas não se sinta afectada por esses comentários...
    Olha... Vamos pedindo força a Ele, para que assim seja...

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    Gostei muito do texto que escreveste, como tal senti necessidade de o comentar e dar a minha opinião.
    Quando falas no facto de as pessoas se cingirem a si próprios e construirem uma verdade só delas, concordo quando dizes que perdem o respeito pelos outros, mas perdem sobretudo qualidade de vida, porque ninguém consegue viver separado do resto do mundo, por muito que queira, pois o homem, sozinho, apenas sobrevive, estando portanto sujeito à maior mentira que cada um pode construir para si próprio; vive uma falácia, se assim se pode dizer. Essa falácia é que os leva a ter todas essas atitudes que tu falaste, típicas de quem vive para destruir, já que também o seu mundo é um autêntico caos.
    O que cada um de nós deve fazer, do meu ponto de vista, será primeiramente tentar ajudar essas pessoas, elucidá-las sobre o seu comportamento, chamá-las à razão... Mas claro, estamos sempre sujeitos a que o egoísmo e a sua suposta razão que os domina, bem como a arrogância e o orgulho os impeça de verem a verdade, preferindo portanto continuar no seu mundo cómodo da mentira... Às vezes as pessoas preferem viver na sua mentira, porque é estável e, de certo modo, até agradável para eles do que terem que bater com a cabeça e acordarem finalmente para a verdade, pois sabem que os fará sofrer (ter que admitir erros não é agradável para ninguém), embora a longo prazo seja a sua única fonte de alegria.
    Mas não vamos iludir-nos, porque não é certamente fácil chamar essas pessoas à razão. Por vezes, a única forma de nos mantermos a salvo da sua fome de destruição será a distância. Mantermo-nos afastados, não proporcinar qualquer tipo de relações com essas pessoas, de modo a evitar sermos um dos seus alvos. Mas até isto, por vezes, não funciona, pois tal como Pedro disse, essas pessoas podem aperceber-se que estão a ser ignoradas (não nos afectam), e acabam por explodir...

    Bem, não me alongo mais para não me tornar chata...
    Deixo-vos apenas com um último pensamento: que cada um de nós lute, para não ser uma dessas pessoas obscurecidas pela mentira, para que possamos ter a verdadeira razão do nosso lado, de forma a termos uma vivência mais digna e, portanto, mais próxima de Deus. =)

    ResponderEliminar
  3. Com as dificuldades todas que nos assistem, de facto, só Deus nos ajuda a encontrar a verdade: ELE mesmo!
    Enfim, vamos continuando a nossa missão e lutando para que as coisas vão melhorando!

    ResponderEliminar
  4. Extraordinário texto. É só o que tenho a dizer!...

    ResponderEliminar