06/03/10

A ILHA

Olá pessoal. Venho contar-vos uma história que li algures e achei interessante partilhar convosco. Provavelmente, já é vossa conhecida, mas mesmo assim acho que gostareis de a relembrar.

“Era uma vez uma ilha onde viviam todos os sentimentos e valores do Homem: o Bom Humor, a Tristeza, a Sabedoria… como também os outros demais, inclusive o Amor.
Um dia anunciou-se aos Sentimentos que ma ilha iria submergir. Então, todos prepararam os seus barcos e partiram. Só o Amor focou à espera, até ao último momento. Quando a ilha estava a ponto de afundar, o Amor decidiu pedir ajuda.
A Riqueza passou perto do Amor, num barco luxuosíssimo e o Amor disse-lhe:
- Riqueza, podes levar-me contigo?
- Não posso, porque tenho muito ouro e prata dentro do barco e não há lugar para ti.
Então o Amor decidiu pedir ao Orgulho que estava a passar numa magnífica barca:
- Orgulho, imploro-te, podes-me levar contigo?
- Não posso levar-te, Amor – respondeu o Orgulho – aqui tudo é perfeito e poderias arruinar a minha barca.
Então, o Amor disse à Tristeza que se estava a aproximar:
- Tristeza, peço-te, deixa-me ir contigo!
- Oh Amor – respondeu a Tristeza – estou tão triste que necessito de ficar sozinha.
De seguida, o Bom Humor passou em frente ao Amor; mas estava tão contente que nem sentiu que o estavam a chamar.
De repente, uma voz disse:
- Vem, Amor, que eu levo-te comigo.
Era um velho que o tinha chamado. O Amor sentiu-se tão contente e cheio de alegria, que se esqueceu de perguntar o nome do velho. Quando chegou a terra firme, o velho foi-se embora. O Amor deu-se de conta de quanto lhe devia e perguntou ao Saber:
- Saber, podes dizer-me quem me ajudou?
- Foi o Tempo – respondeu o Saber.
- O Tempo? – Perguntou o Amor a si mesmo. – Porque será que o Tempo me ajudou?”

E agora, eu pergunto-vos, tal como fez o Amor: Porque será que o Tempo o quis levar com ele? Qual é, de facto, a relação entre ambos que fez o Tempo ajudá-lo? Proponho que pensem um bocado sobre isso e dêem a vossa sugestão. Daqui a uns tempos voltarei para vos dar a conhecer a resposta que, na história,  o Saber deu ao Tempo, mas que certamente, vós já descobristes…
Ah, já agora, pensem também em todas as outras ‘negas’ que o Amor teve da parte de outros valores que, possivelmente, convivem com ele, bem como no porquê do Amor ter esperado até ao último momento até perceber que tinha mesmo que fugir da ilha.
Deixo-vos um último desafio, que é, cada um de nós, na nossa vida (e, principalmente, nesta altura da Quaresma), avaliar até que ponto deixamos que os nossos valores rejeitem o mais essencial e qual é a relevância que eles têm para nós.
 E pronto, por fim, um apelo para que partilhem as vossas opiniões, porque o objectivo é aprendermos algo uns com os outros, por isso tudo o que possam dizer é importante.
Até breve…

Carla Manuela Esteves

2 comentários:

  1. Olá, Manuelinha... E restantes visitantes deste blog!
    A verdade é que eu já conheço a história, mas não me custa nada dar a minha opinião.
    Então cá vai...
    Acho que o Amor e o Tempo são indissociáveis, porque só o Tempo consegue salvar o Amor quando este está em risco de desaparecer. É claro que não é só o Tempo, mas este é essencial. E, se o Amor não tivesse o velho e sempre presente Tempo, que seria dele quando começa a fugir do nosso interior?
    Eu arriscava-me a fazer uma espécie de comparação. Este Tempo, tão velho, é como um certo Homem, que nunca nos abandona e que salva o nosso Amor todos os dias, a toda a hora, que esta sempre a segurá-lo para não se afundar.
    Espero que mais gente venha comentar... Lol... É importante dar a sua opinião, mesmo que outros já tenham dito o mesmo que nós...

    ResponderEliminar
  2. Ola, outra vez, pessoal do Alto Mouro.
    Espero que a vossa Páscoa tenha sido agradável, e vivida no sentido de Cristo ressuscitado.
    Escrevo novamente para, tal como prometido, "dar" uma possível explicação para o facto de ter sido o Tempo a ajudar o Amor a sair da ilha.
    Portanto, na história da ilha, o Saber responde ao Amor, dizendo:
    "Foi o Tempo que te ajudou, pois só ele é capaz de compreender o quanto o Amor é importante na vida".

    Muitas outras explicações poderiam ser dadas, tal como a Laura disse, pelo facto de ambos seres indissociáveis e por aí afim...
    Espero que mais gente tenha lido e meditado na história, embora não tenham comentado.

    Continuação de boa semana para todos, e até breve ;)

    ResponderEliminar