04/12/10

LIBERDADE vs LIBERTINAGEM

Muitas pessoas confundem liberdade com libertinagem. É preciso distinguir entre ser livre e ser libertino.

Segundo o dicionário liberdade é o direito ou condição que uma pessoa tem de poder dispor de si. Libertinagem é a atitude do que se emancipou da autoridade religiosa, quer no domínio da crença quer no de prática de costumes, atitude de libertino.

Para nós, estas definições não estão completamente correctas. Estes verbetes de dicionário resumem a liberdade e a libertinagem em simples conceitos.
Após reflectir chegámos à conclusão de que a liberdade é a faculdade de praticar o bem sem por em causa a liberdade do outro. É amar e respeitar o outro e a nós mesmos.

Caso não se viva a liberdade intensa e correctamente tornámo-nos libertinos, ou seja, procuramos fazer as coisas a nosso bel-prazer. A libertinagem é o uso da liberdade sem o bom senso, parece liberdade, mas é, pelo contrário, o oposto.
Aquilo que o ser humano mais ambiciona é sentir-se livre para ser feliz. Há pessoas que são livres e responsáveis conseguindo ser felizes. Há outros que pensam que ser livre e responsável é demasiado complicado e optam por ser apenas livres, estes são os libertinos.
Desta forma vivem uma falsa liberdade, aparentemente são livres e felizes, mas na realidade são miseráveis, porque seguiram o rumo mais fácil para a sua vida. Não aceitaram o desafio de viver!

Reflexão de um pequeno grupo do 9.º ano

1 comentário:

  1. Ainda me lembro da discussão gerada na catequese no meu grupo do 9 ou 10º ano...
    Foi mesmo interessante para mim aperceber-me do quão fantástica poderia ser a liberdade que nos é dada quando usada como deve ser!
    O desafio é mesmo esse: saber abusar dessa liberdade, sem nunca esquecer o tal bom senso, indispensável para que a liberdade não perca o sentido.

    Força nisso ;)

    ResponderEliminar