16/12/10

NATAL

Aproxima-se o Natal.
Que esta época, marcada pelo nascimento de Jesus Cristo, nos encha de toda a energia necessária para levarmos a todos durante todo o ano que se aproxima!
A catequese do Alto Mouro deseja a todos um Santo e Feliz Natal e convida toda a comunidade para assistir à tradicional festa de Natal que se realizará no dia 25 de Dezembro, pelas 15:00h, no salão paroquial.
FELIZ NATAL!

04/12/10

LIBERDADE vs LIBERTINAGEM

Muitas pessoas confundem liberdade com libertinagem. É preciso distinguir entre ser livre e ser libertino.

Segundo o dicionário liberdade é o direito ou condição que uma pessoa tem de poder dispor de si. Libertinagem é a atitude do que se emancipou da autoridade religiosa, quer no domínio da crença quer no de prática de costumes, atitude de libertino.

Para nós, estas definições não estão completamente correctas. Estes verbetes de dicionário resumem a liberdade e a libertinagem em simples conceitos.
Após reflectir chegámos à conclusão de que a liberdade é a faculdade de praticar o bem sem por em causa a liberdade do outro. É amar e respeitar o outro e a nós mesmos.

Caso não se viva a liberdade intensa e correctamente tornámo-nos libertinos, ou seja, procuramos fazer as coisas a nosso bel-prazer. A libertinagem é o uso da liberdade sem o bom senso, parece liberdade, mas é, pelo contrário, o oposto.
Aquilo que o ser humano mais ambiciona é sentir-se livre para ser feliz. Há pessoas que são livres e responsáveis conseguindo ser felizes. Há outros que pensam que ser livre e responsável é demasiado complicado e optam por ser apenas livres, estes são os libertinos.
Desta forma vivem uma falsa liberdade, aparentemente são livres e felizes, mas na realidade são miseráveis, porque seguiram o rumo mais fácil para a sua vida. Não aceitaram o desafio de viver!

Reflexão de um pequeno grupo do 9.º ano

ORAÇÃO

Cristo padeceu por nós para nos mostrar o verdadeiro amor.
Aquele que tudo ama e perdoa e nos faz sempre viver na alegria do Senhor.
Dá-nos a oportunidade de abrir o coração e mostrar a nossa verdadeira luz!

By catequizandos do 9.º ano.