23/02/10

QUARESMA 2010

Deus e as lentes de contacto

Os olhos são o espelho da alma. Mas também é através deles que vemos tudo o se passa à nossa volta, que nos rodeia. E como eu andava com dificuldades em ver nitidamente, fui ao oftalmologista! E pronto, deram-me uns óculos e umas lentes de contacto. De início, as lentes magoavam-me, e os óculos eram um pouco incómodos. Mas agora fazem-me ver clara e nitidamente, e sinto-me muito melhor.

Não ver bem é muito mau. Não conseguimos perceber o que se passa, o que nos rodeia. Inicialmente com as lentes, achava que perdia muito tempo a pô-las, pois é necessário lavar as mãos, pegar-lhe com cuidado, e colocá-las exactamente naquele sítio do olho. Tirá-las era outro tormento porque ás vezes não sabia bem onde estavam. E é preciso conservá-las muito bem para não secarem.
Se punha os óculos, por vezes escorregavam, ou ficavam sujos nas lentes. E quando chove, todas as gotas ficam lá presas. Mas depois de limpos, parece que tudo brilha…

E se pensarmos em Deus, passa-se a mesma coisa. Vamos focar-nos nas lentes de contacto: são uma coisinha pequena, que mal se sente e não se vê. Mas faz-nos ver muito melhor!
E Deus? Deus, na nossa vida, clareia-nos a visão, ajuda-nos s distinguir perfeitamente as situações com que nos deparamos. Sem Deus, tudo nos parece desfocado, sem nitidez e por vezes tudo nos parece mau.
Assim, a minha oftalmologista fez-me descobrir mais um dom que a presença de Deus nos dá! E quem são os oftalmologistas na nossa vida? Na minha opinião, a mais sábia é a Bíblia, onde estão as instruções de uso das “lentes de contacto” da nossa vida. Depois há outros oftalmologistas: os padres, catequistas, amigos e uma presença assídua na Eucaristia, que funciona como o líquido que limpa as nossas lentes dos pequenos pós que lá s acumulam.

Mas atenção!!! É preciso ter certos cuidados para usar as lentes. Não podemos pôr a lente do olho esquerdo no olho direito e vice-versa, pois iríamos desregular a nossa visão. Assim, para viver em harmonia e comunhão com Deus é preciso consultar o “manual de instruções” de uso das lentes da nossa vida que, no nosso caso, é a Bíblia. E é também necessário saber ler a Bíblia e interpretá-la, não vamos nós “trocar as lentes” e deturpar a nossa visão, agindo incorrectamente e em discordância com o que realmente lá está.
As lentes de contacto são como Deus! Quando colocadas não se vêem e mal se sentem. E não se passa o mesmo com Deus? Não vemos Deus, mas sentimo-lo! Quantas e quantas vezes acontecem coisas na nossa vida que não sabemos explicar, que nos dão uma alegria incontrolável, e que não sabemos como aconteceram? Não será isso sentir Deus? Não será isso parecido com a sensação das lentes que nos ajudam a ver tudo melhor?

Com os óculos já é um bocadinho diferente, porque vêem-se, são como um selo de Deus em nós. Às vezes são um incómodo para nós, porque não podemos fazer certas coisas quando os temos postos. É como se tivéssemos Deus connosco. E se queremos estar bem com Deus, em comunhão com Ele e com a Sua Palavra, há coisas que não podemos fazer, porque nos incomodam, mexendo com a nossa consciência. Se admitirmos que os óculos representam Deus, que nos ajuda a ver melhor, o que acontece quando os partimos? Não tivemos o devido cuidado com eles e agora estão estragados e não conseguimos ver bem. Também com eles são necessários cuidados.

Por isso, quando começarmos a “ver mal”, e a sentir dores de cabeça por causa disso, vamos ao oftalmologista! E não vamos dar a desculpa de que é longe, ou que não temos tempo, ou que é caro, porque o Melhor Oftalmologista está sempre connosco, gratuitamente e a qualquer hora do dia. E não tenham medo de usar lentes ou óculos porque, tal como uma boa relação com Deus, tornam a visão tão limpa que até nos perguntamos porque é que não os usamos antes!

06/02/10

INFORMAÇÕES.

No próximo dia 14 de Fevereiro não haverá catequese. Os catequistas (entre outros interessados) estarão em formação em Viana do Castelo.

No dia 21 de Fevereiro haverá reunião de pais, pelas 15:00h.

01/02/10


Olá pessoal.
Vem aí um tempo muito especial que nos prepara para algo muito mais especial ainda.
Apesar de todos os dias serem de reflexão e mudança, esse será muito mais dedicado ao nosso interior e à conversão.
Por isso, deixo aqui, uma vez mais, uma imagem. Mais um desafio, para quem quiser.
Abraços :)